A marca é a forma como o cliente relaciona-se com produtos ou serviços que lhe são oferecidos. É ela que vem a mente do consumidor quando ele se lembra de um bom ou mau atendimento, ela também trás a lembrança de um produto saboroso ou insosso.

Sendo assim, a forma como se escolhe, constrói e protege sua marca é tão importante quanto prestar bons serviços e produzir bens de qualidade.

O primeiro passo para escolher sua marca é determinar a área em que você quer atuar, quais os diferenciais de seu negócio ou produto.

A palavra, expressão ou símbolo que irá representá-lo no mercado deve conter estas características, soar de maneira forte e incisiva na mente dos consumidores e sempre atestar a qualidade do produto ou serviço.

O grande problema das empresas, atualmente, é a escolha de marcas que agreguem essas qualidades, sejam fortes e principalmente que lhe garantam exclusividade.

Algumas regras são indispensáveis para conseguir o registro da sua Marca.

Evitar que ela seja considerada não registrável pela legislação vigente, artigo 124 da Lei 9.279/96

Não possuir anterioridades;

Não apresentar sinais ou termos de caráter genérico, necessários, comuns, vulgares ou simplesmente descritivos, quando têm relação com o produto ou serviço a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma característica do produto ou serviço.

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COMO ESCOLHER UM NOME

curiosidades

Os símbolos ®, MR, TM e MD são comumente chamados de sinais marcários e são amplamente utilizados em embalagens, propagandas e textos em geral. 

Podemos utilizar para marcas REGISTRADAS os sinais ® ou MR (Marca Registrada). 

Para marcas DEPOSITADAS – ™ – “Trademark” (para marcas de produtos); “Service Mark” (para marcas de serviço), MD – “Marca Depositada” (para marcas de produto ou serviço). 

Ao verificar a aposição de um destes sinais, reconhecerá o consumidor que aquela marca foi depositada (nos casos de ™e MD) ou já é concedida (® e MR), gozando o seu titular de proteção pela qual poderá impedir terceiros de violar o sinal distintivo de seu produto ou serviço.