​(027) 99986-8016 / (027) 3100-0614

 contato@vitoriamarcas.com.br

marca

  

SOLICITE UMA BUSCA GRATUITA!

Nós podemos te ajudar!!


A Marca é o ativo mais importante de sua empresa, juntamente com seus colaboradores.

Marca, segundo a legislação brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

Resumindo tecnicamente, marca é todo sinal visualmente perceptível e não compreendidos nas proibições legais. É o nome que identifica um produto, serviço ou empresa, alem de ser um sinal, logotipo que sirva para distinguir seus produtos ou serviços dos demais concorrentes. 

Uma marca representa uma companhia, um produto, um serviço – é, acima de tudo, um conjunto de percepções intangíveis, que traduzem os valores essenciais das empresas. 

Uma marca forte, portanto, é sinônimo de qualidade e fidelidade, que acaba por originar retorno financeiro para seu detentor. 

Esta combinação faz deste ativo o único que não deve ser copiado ou reproduzido por terceiros, tornando a proteção da marca uma necessidade de todas as empresas e que certamente trarão confiabilidade, respeito e segurança aos clientes.


PROCEDIMENTO DE REGISTRO 


  1. Busca de anterioridade – Será feita uma pesquisa de anterioridade da marca para analisar a preexistência do seu registro no INPI.
  2. Depósito da marca – Após o pagamento da taxa o processo será protocolizado no INPI, onde haverá o exame formal do pedido.
  3. Publicação do pedido para manifestação (art. 158) – O pedido torna-se público.
  4. Publicação do deferimento – Caso seja deferido pelo INPI.
  5. Prazo para pagamento da taxa (art. 162) – No caso do deferimento é necessário o pagamento da taxa decenal sob pena de arquivamento do processo.



FORMAS DE APRESENTAÇÃO DAS MARCAS - As marcas podem ser classificadas como: 

Natureza

  1. Produto: distinguir produtos de outros produtos idênticos, semelhantes ou afins.
  2. Serviço: distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins.
  3. Coletiva: identificar produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade.
  4. De Certificação: Atestar a conformidade de produtos ou serviços a determinadas normas ou especificações técnicas.


Apresentação

  1. Nominativa: sinal constituído apenas por palavras, combinação de letras e / ou algarismos, sem apresentação figurativa.
  2. Mista: sinal que combina elementos nominativos e figurativos
  3. Tridimensional: sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto


É fundamental que se faça o registro da marca na apresentação que ela será utilizada, evitando assim problemas futuros como a caducidade por exemplo.




clique aqui